terça-feira, 5 de julho de 2011

Ambição

Você diria que tem consciência de ser uma pessoa ambiciosa e que planeja cada degrau da sua vida, seja pessoal ou profissional?

Não tenha medo de responder. Afinal de contas, ter ambição não é um insulto e sim um elogio!

Ambição, palavra que vem do latim, expressa, segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda, o desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor próprio; desejo de alcançar um objetivo; criar seu próprio caminho na vida.

É simplesmente você saber o que quer para sua vida, e tentar chegar lá. Porém, como tudo, precisa-se de equilíbrio (estrutura da vida), o exagero da ambição se torna algo doentio e acaba por virar uma obsessão.

Embora muitas pessoas hesitem em usar o vocábulo por considerá-lo pejorativo, ter ambição é fundamental para fazer os sonhos se tornarem realidade. Sem ambição, sem querer algo melhor para sua própria vida e para a dos outros, a pessoa se acomoda. Não sai de sua zona de conforto, não se arrisca, não testa seus limites. Ou seja, não faz seu próprio caminho. Aceita o caminho dos outros, que muitas vezes lhe é imposto. E depois reclama que é infeliz.

Já as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. São as que apresentam projetos, sonham e colocam em ação. Enfim, assumem riscos. Preferem a tristeza da derrota do que a vergonha de não ter lutado. E embora nem todos os ambiciosos consigam o que querem, muitos deles (e delas) conseguem bem mais do que conseguiriam se ficassem acomodados.         

Então lembrem-se, não há nada de errado em ser ambicioso, muito menos em ter "grandes" ambições. O errado é querer chegar  " lá " com os braços cruzados ! É preciso trabalhar, e muito, para se alcançar os objetivos nessa vida!



Beijos, e até a próxima matéria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário